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Um redutor planetário é um dispositivo mecânico capaz de reduzir a velocidade rotacional de um sistema de acionamento de um equipamento. E consequentemente com a redução da velocidade eleva-se o torque transmitido, tendo como componentes principais a carcaça, a engrenagem solar, as engrenagens planetárias e o anel de engrenagem (coroa com parafuso sem fim).
Tal dispositivo é utilizado para adequar a rotação do acionador para a rotação adequada ao que será acionado, podendo assumir diferentes formas como caixas de engrenagens, deslocadores de engrenagem ou transmissões simples. Capazes de oferecer segurança mecânica, uma vez que quando reduz a velocidade de rotação do equipamento oferece essa segurança. A motorização aplicada a estes dispositivos é de motores de passo e servo motores. Sua fixação entre motor e eixo é feita por meio de um flange e um acoplamento.
Sendo algumas características que os redutores planetários podem apresentar:
Redutores planetários, como foi dito anteriormente, constituem-se de quatro elementos principais:
Tem como função principal reduzir a velocidade de entrada do servomotor ou motor de passo proporcionalmente ao aumento de torque com eficiência superior a 90%.
As engrenagens planetárias são engrenadas com eixo pinhão solar e possuem um movimento giratório transmitido ao suporte planetário que é apoiado por mancais. A redução da velocidade de entrada no redutor versus o aumento de torque na saída acontece na mesma proporção de acordo com o quociente escolhido, sendo a fórmula:
Equilíbrio de inércia (I = J / i²)
Onde o redutor, o quociente “i” é sempre ao quadrado, favorecendo uma melhor controlabilidade do equipamento, redução do consumo de energia e economia financeira.
Neste sistema de transmissão infinitamente variável (IVT), um CVT (transmissão continuamente variável) é combinado com um sistema de engrenagem planetária. Neste sistema existe uma engrenagem central, denominada sol, que engrena com mais duas engrenagens que circundam o sol e são chamadas de planetas.
Um redutor planetário consegue uma redução até 20% mais alta do que com engrenagens tradicionais, uma vez que cada engrenagem possui um maior número de dentes em contato simultaneamente, o que assegura uma alta resistência aos choques e garante uma melhor distribuição da carga, já que nas engrenagens cilíndricas paralelas o contato é limitado a um único dente. Em seu sistema, as engrenagens conseguem aguentar cargas radiais maiores nos eixos, e o mesmo valor de carga em todas as direções, ao contrário do que acontece nos redutores tradicionais.
Para seleção adequada dos seus redutores entre em contato com nossa equipe. Eles irão coletar as informações para auxiliá-lo na melhor escolha.
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