A MAIS COMPLETA LINHA DE PRODUTOS PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRAL
Matriz: (11) 5514.7680 | Filiais: (19) 3045.4900 | (47) 3425.0042
Este tipo de motor é indicado para equipamentos que necessitam de pouca potência. Devido a sua simplicidade e eficiência é o componente eletromecânico mais utilizado para equipamentos que necessitam de movimentos de rotação, mas dispõem de apenas uma fase de corrente alternada. Ou seja, a maioria das residências, comércios e pequenas indústrias se beneficiam do motor monofásico. Ele é utilizado em diversos equipamentos como em pequenas bombas industriais, ventiladores, geladeiras, furadeiras elétricas e na maioria dos eletrodomésticos. Mas também podem ser usados para aplicações de maiores magnitudes como em alimentadores de arames, esteiras, equipamentos médicos, entre outros.
O motor monofásico absorve energia elétrica e a transforma em energia mecânica. Cada motor é otimizado para um tipo de necessidade específica, portanto existe uma classificação destes motores que deve ser observada e considerada com cautela para que sua demanda seja completamente atendida. As diferenças apresentadas entre eles estão diretamente relacionadas ao tipo de funcionamento e de partida. Observe as especificações técnicas para evitar transtornos desnecessários que além de danificar o equipamento causando um prejuízo financeiro podem causar algum tipo de acidente físico mais sério. Como estamos falando de um componente para equipamentos eletrônicos, cautela e informação nunca são em excesso.
Imagine aliar alta performance com praticidade e sem os transtornos de análise para verificar se cada componente é adequado aos demais? Esta é a solução ideal para quem não tem tempo a perder. No entanto, algumas observações devem ser consideradas com cautela para a aquisição do motor monofásico. Existem dois tipos de motores monofásicos que, de acordo com o funcionamento dos mesmos, podem ser classificados em motor universal e motor de indução. Observe em que situação cada um pode ser utilizado.
O motor universal funciona tanto com corrente alternada como com corrente contínua. Neste caso, dois contatos deslizantes, chamados de escova, são responsáveis pela ligação elétrica das bobinas do estator ao rotor. Estas escovas ligam o estator e o rotor em série e ao inverter esta ligação das escovas, inverte-se também o sentido de movimento de rotação do motor. O mesmo é mais utilizado em liquidificadores, máquinas de costura, lixadeiras e serras. No motor de indução há apenas um enrolamento no estator e o movimento causado não é rotativo. Neste caso, o rotor possui uma bobina tipo gaiola, representado por duplos condutores por ser percorrida por duas correntes, consideradas independentes.
Justamente por tratar-se de uma peça extremamente importante para o funcionamento do equipamento como um todo, não economize nos cuidados no momento da compra de seu motor. O tipo adequado de motor monofásico é fundamental para um desempenho de alta performance de seu equipamento. Busque profissionais especializados e totalmente capacitados para atender sua demanda e esteja sempre atualizado das novidades para auxiliar o desempenho de seus equipamentos. Fale com nossos especialistas no assunto e tire as suas dúvidas sobre motores monofásicos. Certamente uma excelente parceria será formada a partir desta conversa.
Filial São Paulo
Edifício Nova América Park
Avenida das Nações
Unidas, 18.801
Conjunto 1112 - 11º Andar
Vila Almeida – São Paulo, SP
CEP 04795-100
(11) 5514.7680
Matriz Campinas
Rua Salto, 99
Jd. do Trevo - Campinas, SP
CEP 13030-145
(19) 3045.4900
Filial Joinville
Rua Almirante Jaceguay, 3659
Costa e Silva – Joinville, SC
CEP 89220-055
(47) 3425.0042