A MAIS COMPLETA LINHA DE PRODUTOS PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRAL
Matriz: (11) 5514.7680 | Filiais: (19) 3045.4900 | (47) 3425.0042
O motor de passo é um tipo de motor elétrico, especialmente projetado, que desloca um ângulo de 1,8º a cada pulso recebido do drive de controle. Ou seja, o motor de passo é usado quando se tem que posicionar algo de forma muito precisa ou rotacionada a um ângulo exato. O número de passos que o motor gera é exatamente igual ao número de pulsos recebidos e a velocidade do motor é igual a frequência de entrada de pulsos. O motor de passo possui um imã muito forte e é controlado por uma série de campos eletromagnéticos que são ativados e desativados eletronicamente. Esses campos são produzidos por bobinas instaladas em torno de um motor. O funcionamento do motor de passo depende principalmente da topologia empregada. Os principais tipos de motor de passo são os de Relutância Variável, Imã Permanente e Híbrido.
Para o funcionamento do motor de passo é necessário que sua alimentação seja feita de forma sequencial e repetida de acordo com a necessidade. Para isso é preciso ligá-lo em um circuito que realize tal sequência. O motor de passo tem funcionamento computadorizado que é uma das formas mais versáteis de sistemas de posicionamento, particularmente quando digitalmente controlado.
Uma das maiores vantagens do funcionamento do motor de passo é a operação em sistema de malha aberta, que significa que não é necessário que o sistema seja realimentando com informações referentes ao motor de passo, como posição e velocidade.
Evitando o emprego de dispositivos dedicados a fornecer essas informações, como o tacômetro e o encoder, bastando apenas ser feito um controle a partir da saída do trem de pulsos que alimenta o motor.
Algumas aplicações e razões para o uso do motor de passo:
Para escolher um bom motor de pulso de funcionamento correto, é importante seguir algumas características como ser preferencialmente híbridas de duas fases, estar de acordo com a norma NEMA, possibilitar que a ligação possa ser unipolar, bipolar série e bipolar paralelo (08 fios).
Ele é muito aplicado em indústrias e na informática. Um exemplo de motor de passo funcionamento é o motor de quatro passos que é dado pelo uso de solenoides alinhados dois a dois, que quando energizados atraem o rotor fazendo-o se alinhar com o eixo determinado pelos solenoides, causando assim uma pequena variação de ângulo chamada de pulso.
A grande vantagem é que sendo um dispositivo simples (sem escova, sem comutadores e sem Encoder) os motores de pulso são baratos e muito eficientes em várias aplicações como maquinas rotuladeiras, dosadores, bomba peristáltica e tantos outros já mencionados. O funcionamento do motor de pulso é simples e conta com profissionais treinados e habilitados para aproveitar o melhor deste funcionamento direcionado aos produtos. Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre o funcionamento do motor de paço e o aplique hoje mesmo a sua empresa ou serviço e aproveite todas as vantagens.
Filial São Paulo
Edifício Nova América Park
Avenida das Nações
Unidas, 18.801
Conjunto 1112 - 11º Andar
Vila Almeida – São Paulo, SP
CEP 04795-100
(11) 5514.7680
Matriz Campinas
Rua Salto, 99
Jd. do Trevo - Campinas, SP
CEP 13030-145
(19) 3045.4900
Filial Joinville
Rua Almirante Jaceguay, 3659
Costa e Silva – Joinville, SC
CEP 89220-055
(47) 3425.0042