A MAIS COMPLETA LINHA DE PRODUTOS PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRAL
Matriz: (11) 5514.7680 | Filiais: (19) 3045.4900 | (47) 3425.0042
Primeiramente vamos falar como funciona um motor de passo! Assim como a grande maioria dos motores elétricos, o funcionamento do motor de passo é resultante da interação entre campos eletromagnéticos. Quando um solenoide (fio condutor enrolado em hélice, de espiras muito próximas, em torno de um eixo) é percorrido por uma corrente constante, tem como resultado a produção de um campo magnético uniforme em seu interior que inverte o sentido da corrente elétrica e do sentido do campo magnético. Por consequência ocorre a alimentação adequada destes solenoides e, portanto, é possível obter movimento de rotação do íman permanente, sendo este o princípio de funcionamento do motor de passo trabalho. Quanto à tipologia, os motores de passo podem ser ditos como três diferentes tipos:
Um motor de passo arduino é composto por um tipo de motor cujo controle deste é feito por uma placa arduino, cuja função é seu controle digital. Este circuito digital permite comandar os transístores da ponte H. Neste caso é conveniente que o circuito digital seja programável, pois reduz consideravelmente a sua complexidade e torna o controle dos solenoides muito mais flexível, tanto na sequência como na periodicidade com que estes são alimentados. A placa Arduino é programada por meio de um conector USB por meio de uma aplicação própria ao Arduino que utiliza uma sintaxe de programação muito simples e semelhante à linguagem C.
Como exemplo podemos citar uma placa que contém 13 portas I/O (Input/Output), e estas podem ser definidas como entradas ou saídas, conforme a necessidade, ou seja, o código de controle terá de ser escrito na aplicação da Arduino e descarregado uma vez concluído para a placa Arduino ao selecionar a seta por um cabo USB.
A utilização da aplicação do Arduino no motor de passo permite enviar comandos à placa por meio do cabo USB por comunicação em série. Selecionando a opção “Serial Monitor” uma janela de comando será aberta e nela pode-se enviar os comandos desejados, por exemplo, serão enviados os dados “400x” quando clicar no botão “Send”. O comando “400x” corresponde à ordem de rodar 400 passos do motor respectivo ao eixo dos X. Não se pode esquecer da possibilidade de definir a velocidade da comunicação de dados, feita via “baudrate”. Conhecendo o método de controle de um motor de passo arduino, falta definir a sequência dos sinais digitais DirA, PWMA, DirB e PWMB. Para movimentar o motor de passo arduino em sentido oposto é muito simples, basta realizar o envio dos mesmos comandos, mas com sequência inversa.
Conseguiu entender melhor como funciona um motor de passo arduino? Se restou alguma dúvida entre em contato conosco que nosso profissionais irão esclarecer qualquer dúvida que tenha sobre o assunto. Ligue ou nos envie um e-mail, estamos sempre disposto para atendê-lo.
Filial São Paulo
Edifício Nova América Park
Avenida das Nações
Unidas, 18.801
Conjunto 1112 - 11º Andar
Vila Almeida – São Paulo, SP
CEP 04795-100
(11) 5514.7680
Matriz Campinas
Rua Salto, 99
Jd. do Trevo - Campinas, SP
CEP 13030-145
(19) 3045.4900
Filial Joinville
Rua Almirante Jaceguay, 3659
Costa e Silva – Joinville, SC
CEP 89220-055
(47) 3425.0042