A MAIS COMPLETA LINHA DE PRODUTOS PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRAL
Matriz: (11) 5514.7680 | Filiais: (19) 3045.4900 | (47) 3425.0042
Os motores de passo são dispositivos utilizados com o objetivo de transformar pulsos elétricos em movimentos mecânicos que produzem variações angulares discretas a cada pulso recebido, que é enviado por um drive de controle. A aplicação de motor de passo 6 fios é destinada a equipamentos que necessitam de movimentos precisos e, ao mesmo tempo, objetiva controlar fatores da operação como ângulo de rotação, velocidade, posição e sincronismo. A maioria dos motores elétricos tem como ponto forte o torque (força) e a capacidade de atingir altas velocidades, já os motores de passo têm como ponto forte oferecer a possibilidade de controlar os movimentos do equipamento de forma precisa.
São exemplos de equipamentos que utilizam motor de passo 6 fios: máquinas de vendas (vending machines), impressoras 3D, scanners, robôs, câmeras de vídeo, brinquedos, equipamentos de automação industrial, equipamentos dosadores, bomba peristáltica, equipamentos médicos, rotuladeiras, entre outros dispositivos eletrônicos que demandem precisão no posicionamento, com a baixa taxa de erro e não cumulativo, e ainda equipamentos que carecem de rápida aceleração e desaceleração. Este tipo de motor não é recomendado para equipamentos que operem em altas velocidades, pois o motor pode perder passos devido o seu funcionamento, e também em casos em que seja necessária uma aplicação de torque grande.
Quanto ao funcionamento e a composição, o motor de passo é do tipo simples, possui um imã permanente incorporado e um estator com bobinas, sem escovas ou comutadores. Exceto pelos rolamentos radiais, não possuem elementos de desgaste. Além disso, são baratos e tem longa durabilidade, aproximadamente de 12 anos, quando são observados cuidados e condições normais de uso. Porém, é normal que ocorra uma redução do desempenho do magnetismo do rotor do imã permanente. O motor se chama “de passo” justamente devido ao seu funcionamento, pois o eixo deste modelo de motor gira em pequenos incrementos angulares que são chamados de passos, porque seguem uma sequência de pulsos em ordem nas suas bobinas.
De acordo com as características mecânicas, os motores de passo são bastante similares, portanto é com a parte eletrônica que a diferença é mais evidente. Um motor de passo 6 fios, bem como os modelos de 8 fios, é chamado de híbrido, pois é possível utilizá-lo com controladores unipolares ou bipolares. É composto geralmente por duas bobinas por fase, para que atenda aos dois tipos de controle, bastando alterar a combinação dos fios. Para que o motor de passo mantenha o desempenho e a integridade da peça por mais tempo é importante que o usuário fique atento aos cuidados recomendados pelo fabricante.
Cada motor possui uma forma de diferente de ser acionado (ligado). No caso do motor de passo 6 fios faz-se necessário identificar o tipo, a pinagem e em que modo o mesmo se encontra (unipolar, bipolar com ligação em série - prioriza a força do motor -, ou bipolar com ligação meio-motor - prioriza a velocidade do motor). Além do desempenho, o motor de passo oferece diversos outros benefícios, tais como baixo custo e baixo consumo de energia, a tecnologia dos controladores está em constante evolução e ainda permite a fabricação com características especiais, entre outras vantagens de acordo com a aplicação.
Filial São Paulo
Edifício Nova América Park
Avenida das Nações
Unidas, 18.801
Conjunto 1112 - 11º Andar
Vila Almeida – São Paulo, SP
CEP 04795-100
(11) 5514.7680
Matriz Campinas
Rua Salto, 99
Jd. do Trevo - Campinas, SP
CEP 13030-145
(19) 3045.4900
Filial Joinville
Rua Almirante Jaceguay, 3659
Costa e Silva – Joinville, SC
CEP 89220-055
(47) 3425.0042