A MAIS COMPLETA LINHA DE PRODUTOS PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRAL
Matriz: (11) 5514.7680 | Filiais: (19) 3045.4900 | (47) 3425.0042
Guias lineares são ferramentas de bastante utilidade na indústria de automação. Para saber se seu uso é adequado nas máquinas de uma fábrica, é necessário primeiramente saber qual o propósito da máquina e como ela irá operar. As guias funcionam em um sistema de movimentação com base nos princípios de rolamento. Seu uso pode contribuir com a diminuição do atrito durante os movimentos, além de operar com suavidade. A alta precisão de posicionamento, alta capacidade de carga e atuação em alta velocidade são outros benefícios a serem destacados pelo uso de guias na automação de indústrias.
As guias podem ser utilizadas em diversas máquinas. Um dos exemplos são as CNC, Tornos, Centros de Usinagem, Mandrilhadoras, Seccionadoras, Plasma, Corte Laser, CNC Routers, Ressonância Magnética, Solda, Impressão, entre muitos outros. Seu uso pela indústria tem sido focado em soluções para diversos setores como as montadoras, aeroespaciais, moveleiras, farmacêuticas, hospitalares, papeleiras, alimentícias, autopeças, entre outras.
A principal função de uma guia linear, que pode ser superfície, ranhura, barras prismáticas ou barras cilíndricas, é promover o equilíbrio e direcionar o deslocamento, além de permitir um posicionamento preciso de alguma peça de uma máquina ou mecanismo em operação. O funcionamento das guias é complexo, porém de grande utilidade.
Cada passo do uso de guias lineares é importante. Quando se realiza um projeto que prevê seus usos, deve haver atenção a pontos como o tipo de movimentação que ela irá realizar, quais as direções que serão seguidas, quais os tipos de cargas suportadas e momentos em que elas acontecerão, precisão do posicionamento das guias, percursos envolvidos, movimento que seja linear, velocidade, aceleração, ciclo de processo, tipo de acionamento, posicionamento das guias, condições e vibração, tipos de lubrificação, condição ambiental, temperatura de trabalho, entre outros pontos.
De acordo com todos esses pontos que devem ser observados, a angulação das guias pode sofrer alterações. Nesse momento, é importante observar qual guia será melhor aplicada à automação. Existem guias com ângulos de contato de 30, 60, 90 e 45 graus, entre outras opções. Ainda assim é possível fazer uso de guias sem esferas. As guias são utilizadas em locais com cargas radiais, laterais, radiais inversas ou inclinadas. Existem inúmeros tipos de guias lineares para serem utilizadas na automação industrial. Cada tipo específico apresenta uma vantagem especial que atende as necessidades da máquina ou da indústria segmentada. Abaixo seguem algumas delas.
É muito importante observar e analisar os tipos de guias lineares antes de adquiri-lo. Pode ser um transtorno futuro se, por acaso, o produto errado for comprado e não apresentar o funcionamento adequado para aquela função específica. Por isso, é necessário consultar um especialista na área. Uma empresa com anos de experiência possui todas as informações técnicas, oferecidas por uma equipe altamente capacitada, para oferecer ao cliente. Para saber cada vez mais sobre este ou outros assuntos ligados à automação da indústria, cadastre-se no nosso site com nome e e-mail e receba as novidades com exclusividade.
Filial São Paulo
Edifício Nova América Park
Avenida das Nações
Unidas, 18.801
Conjunto 1112 - 11º Andar
Vila Almeida – São Paulo, SP
CEP 04795-100
(11) 5514.7680
Matriz Campinas
Rua Salto, 99
Jd. do Trevo - Campinas, SP
CEP 13030-145
(19) 3045.4900
Filial Joinville
Rua Almirante Jaceguay, 3659
Costa e Silva – Joinville, SC
CEP 89220-055
(47) 3425.0042