A MAIS COMPLETA LINHA DE PRODUTOS PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRAL
Matriz: (11) 5514.7680 | Filiais: (19) 3045.4900 | (47) 3425.0042
As grandes máquinas utilizadas na indústria são compostas de peças minúsculas. No entanto, a menor delas é de extrema importância para o bom funcionamento de uma automação industrial. Seja na indústria bélica, farmacêutica, siderúrgica, alimentícia ou aeroespacial, os pequenos componentes fazem uma grande diferença.
Esse é o caso dos fusos de esferas. Esse pequeno dispositivo mecânico é responsável pelo deslocamento linear em máquinas da indústria. Apesar de ter um funcionamento aparentemente complexo, os fusos surgiram com os egípcios. Nas velhas histórias escolares, os professores falavam sobre os fusos, como sendo aqueles equipamentos onde os egípcios empilhavam os blocos que iriam compor as pirâmides, e então os rolavam para tornar o carregamento mais fácil. O princípio é o mesmo.
Além disso, a indústria que puder recuperar um fuso de esferas terá uma grande recompensa futura. É possível recuperar um fuso pelo menos três vezes. Dessa forma, há economia nos processos industriais. Os fusos de esferas são responsáveis por converter a energia de rotação gerada por um motor em movimentos retilíneos. É dessa forma que acontece o deslocamento de uma castanha ou porca, locais onde a carga está presa e precisa ser movimentada.
Os fusos possuem um desempenho de alta performance na automação industrial. Os fusos são indicados para atuar com cargas pesadas, alta velocidade de rotação, alta velocidade linear, alta aceleração, entre outros. Eles são geralmente confeccionados em rolamento temperado de qualidade apurada e retificados com precisão para que tenham maior durabilidade e capacidade de executar suas funções.
Dentro disso tudo, é possível classificar os fusos de esferas em vários tipos. Como sempre, a variedade de opções serve para oferecer à indústria aquilo que mais se adequa às necessidades e aplicações que são pretendidas pelo setor industrial. Mais abaixo é possível conferir os tipos de fusos.
Esses são só alguns dos tipos que são encontrados no mercado. Para um bom funcionamento de um fuso é preciso estar sempre atento a sua manutenção. A melhor forma de descobrir se os fusos de esferas precisam de reparo é medir suas folgas. Casos de danos físicos ao equipamento, manuseio impróprio e fusos flexionados que não retornam a posição de início precisam obrigatoriamente ser trocados.
Além de todas as orientações de reparo e para qual funcionamento o produto é destinado, o conhecimento técnico dos fusos de esferas é imprescindível. Saber os tipos de montagens de um fuso é um passo fundamental para o bom funcionamento de uma máquina. Além disso, o uso de fusos apresenta grande vantagem, pois possui baixa manutenção, baixo torque de partida sem dar trancos, além de possuir índice de 95% de eficiência no exercício de sua função. Para saber mais sobre este vasto mercado e seus produtos, cadastre-se usando seu nome e seu e-mail e receba informações exclusivas sobre o assunto.
Filial São Paulo
Edifício Nova América Park
Avenida das Nações
Unidas, 18.801
Conjunto 1112 - 11º Andar
Vila Almeida – São Paulo, SP
CEP 04795-100
(11) 5514.7680
Matriz Campinas
Rua Salto, 99
Jd. do Trevo - Campinas, SP
CEP 13030-145
(19) 3045.4900
Filial Joinville
Rua Almirante Jaceguay, 3659
Costa e Silva – Joinville, SC
CEP 89220-055
(47) 3425.0042