A MAIS COMPLETA LINHA DE PRODUTOS PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRAL
Matriz: (11) 5514.7680 | Filiais: (19) 3045.4900 | (47) 3425.0042
Antes do advento da automação, as máquinas convencionais tinham seu funcionamento diretamente com a destreza daqueles a operavam. Levando em consideração fatores como o estado de espírito, o cansaço e problemas de saúde, isso acabava refletindo consideravelmente na quantidade e na qualidade da produção. Com a modernização das máquinas e com a chegada da automação, esses problemas começaram a ficar para trás. Hoje em dia o trabalho do operador se limita a supervisionar o trabalhos das máquinas, sem interferir na produção. E para garantir o bom funcionamento dessas máquinas, também foi necessário a criação de equipamentos e sistemas de controle. Entre eles destaca-se o fuso esfera. Itens que são responsáveis pelo alto nível de sofisticação das máquinas, e que nos dias atuais exercem grandes funções também nos projetos na área da mecatrônica.
O fuso de esfera tem como atribuição principal a conversão da energia de rotação – aquela que é gerada por um determinado motor de passo, servomotor, motor Ac e entre outros – em movimento linear. Esse é um sistema de acionamento muito eficiente, em que a esfera promove uma movimentação helicoidal entre o eixo do fuso e castanha – e tudo com o menor atrito possível. O processo pode parecer complicado, mas em outras palavras, os fusos de esferas são capazes de movimentar grandes cargas com baixas potências.
O fuso esfera funciona muito bem quando submetido a altas velocidades de rotação, cargas de grande peso, alta aceleração e também alta velocidade linear. Isso porque, o seu funcionamento permite que tenha o máximo de rigidez possível e também de precisão para a operação de materiais em pontos que há uma maior necessidade de exatidão. Uma das grandes vantagens dos fusos de esfera está relacionada redução do atrito, e dessa forma, eles podem ser utilizados como pré-carga diminuindo de uma maneira significativa a folga entra a rotação e o movimento linear.
A utilização do fuso esfera oferece muito mais precisão técnica, e com isso diminui o superaquecimento da peça. Esse dispositivo é muito utilizado em projetos que necessitam de confiabilidade, receptibilidade, elevada eficiência, responsabilidade, operação de uma forma mais limpa e silenciosa, durabilidade, baixa manutenção e também ruídos médios. Todas essas vantagens fazem dos fusos de esferas, as opções mais acertadas e de qualidade em projetos mais complexos e em diversos setores industriais.
Os fusos de esfera podem ser encontrados em versões de alta precisão e também em opções mais simplificadas e eficientes, capazes de corrigir ou eliminar a folga entre a porca e o fuso. Seu uso traz grandes vantagens para as rotinas no trabalho com as máquinas. Para aproveitar todos os benefícios é sempre muito importante se atentar a qualidade desse produto. Para saber mais detalhes sobre a aplicação e as especificações do fuso esfera, entre em contato e converse com nossos especialistas no assunto. Deixe a sua mensagem com a sua dúvida e receba todas as informações necessárias para ficar por dentro de tudo que envolve esse tema.
Filial São Paulo
Edifício Nova América Park
Avenida das Nações
Unidas, 18.801
Conjunto 1112 - 11º Andar
Vila Almeida – São Paulo, SP
CEP 04795-100
(11) 5514.7680
Matriz Campinas
Rua Salto, 99
Jd. do Trevo - Campinas, SP
CEP 13030-145
(19) 3045.4900
Filial Joinville
Rua Almirante Jaceguay, 3659
Costa e Silva – Joinville, SC
CEP 89220-055
(47) 3425.0042