A MAIS COMPLETA LINHA DE PRODUTOS PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRAL
Matriz: (11) 5514.7680 | Filiais: (19) 3045.4900 | (47) 3425.0042
As embreagens eletromagnéticas são amplamente utilizadas na área industrial. Elas podem ser usadas nos mais variados insumos, máquinas e equipamentos, tais como os utilizados nos setores da siderurgia, alimentos, plásticos, máquinas gráficas e outros diversos tipos de equipamentos. É comum que elas sejam oferecidas com tensão de 24 V, contudo, é possível adotar embreagens com outros valores de tensão. As embreagens são ótimas quando é preciso efetuar funções com banho de óleo ou a seco, variando conforme a aplicação. Este tipo de embreagem eletromagnética possui duas variantes multidiscos ou monodiscos.
No que concerne à sua estrutura, a embreagem pode ou não possuir engate instantâneo, assim como transmissão de movimentos com elevada precisão. Em termos de qualidade, para que a embreagem possua alta durabilidade e não necessite de atendimento regular do serviço técnico, é indispensável contar com um fornecedor de embreagem eletromagnética de alta qualidade.
Em termos de utilização, este tipo de embreagem pode ser usado em veículos não rodoviários – nestes casos, ela é usada como freio. Embora possa ser utilizada nesta qualidade de veículos, ela é usada com maior abrangência no setor industrial. Contar com uma embreagem de ótima procedência é um diferencial relevante, seja para o veículo não industrial, seja para equipamentos e insumos da indústria.
A embreagem do tipo eletromagnético funciona por conta da ação de uma corrente parasita, também chamada de impressa. Esta embreagem está formada por dois rotores, isto é, possui formação semelhante ao motor elétrico. Um dos rotores presentes na embreagem está fixado ao eixo do motor e o outro está fixado ao eixo da caixa de câmbio. Este rotor fixo no eixo da caixa recebe uma corrente elétrica proveniente de um gerador ativado por um motor (pode ser de um veículo ou máquina industrial). Ambos os rotores pertencentes à embreagem eletromagnética possuem ranhuras superficiais, o que confere características semelhantes ao rotor presente em um motor elétrico com gaiola aberta.
A rotação pode ser feita com ou sem rotação. Quando há rotação variável entre os dois rotores, é gerada uma corrente induzida, isso gera um campo magnético e, como consequência, o outro rotor é arrastado e ocorre o embreamento de ambos os rotores. Quando não á variação na rotação, isto é, a rotação dos rotores é feita para o mesmo lado, não ocorre a indução da corrente entre o rotor que gera energia e o rotos fixos ao eixo do motor. Como pode perceber, em termos gerais, o funcionamento da embreagem do tipo eletromagnético é bastante simples.
Ao necessitar de uma embreagem de elevada procedência, é indispensável contar com a empresa que fornece a melhor qualidade de componentes deste tipo. Optar pela utilização da melhor embreagem eletromagnética é um diferencial importante que impactará diretamente a produtividade do equipamento e o rendimento de todo o processo produtivo. Se está precisando de embreagem deste tipo e quer contar com a solução mais requisitada do mercado, não deixe de entrar em contato com os nossos consultores. Eles estão a postos para lhe informar todos os detalhes relevantes sobre estas e muitas outras alternativas de componentes para indústrias, comércios em geral e residências. Entre em contato e tire todas as suas dúvidas!
Filial São Paulo
Edifício Nova América Park
Avenida das Nações
Unidas, 18.801
Conjunto 1112 - 11º Andar
Vila Almeida – São Paulo, SP
CEP 04795-100
(11) 5514.7680
Matriz Campinas
Rua Salto, 99
Jd. do Trevo - Campinas, SP
CEP 13030-145
(19) 3045.4900
Filial Joinville
Rua Almirante Jaceguay, 3659
Costa e Silva – Joinville, SC
CEP 89220-055
(47) 3425.0042