A MAIS COMPLETA LINHA DE PRODUTOS PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRAL
Matriz: (11) 5514.7680 | Filiais: (19) 3045.4900 | (47) 3425.0042
Dentre os inúmeros componentes de automação industrial que apareceram no mercado em prol de uma produção mais efetiva e da potencialização dos resultados nas indústrias, o conversor de frequência certamente é um dos itens mais relevantes. Ele é responsável pela alteração da frequência de rede que ocasiona a ativação do motor. Ao mudar a frequência, ele permite que o motor mude as frequências proporcionadas pela rede, que geralmente são constantes. Como resultado, pode-se alterar de maneira fácil a velocidade de rotação do motor.
A utilização dos inversores ocasiona diversas vantagens. Dependendo do modelo, é possível conseguir a união entre a variação de velocidade com a possibilidade de obter controles especiais. Além disso, é possível que o conversor de frequência ocasione uma aceleração adequada e suave por meio da programação, frenagem do motor de maneira direta sem o uso de freios mecânicos, controles externos mediante redes de comunicação e geração de diversos controles de preferência.
Acha que utilizar um conversor proporciona unicamente as vantagens mencionadas acima? Não, existem outras. A utilização do conversor proporciona um ótimo custo-benefício, visto que oferece maior durabilidade dos componentes relativos às transmissões mecânicas, diminuem o consumo de energia elétrica e, em muitas ocasiões, é possível acabar com as reduções mecânicas do sistema.
Os conversores são amplamente usados na indústria. O motivo? A maior parte dos motores usados nos equipamentos possui alimentação trifásica. Para controlar o torque e a velocidade, é fundamental contar com recursos capazes de lidar com estas alterações de maneira eficaz. Um dos recursos mais importantes neste sentido é o conversor de frequência. Ele permite o rígido controle da velocidade e também do torque; além disso, o conversor é responsável pela economia e reaproveitamento da energia, assim como pelo maior nível de segurança.
Em termos estruturais, o conversor possui uma entrada que se conecta à alimentação de corrente e outra que está atrelada ao motor. O controle da velocidade e da tensão é realizado mediante a aplicação de circuitos bastante complexos. As configurações destes circuitos são formadas por dispositivos lógicos de potência, semicondutores de potência, de monitoramento de função e de proteção.
No que tange às vantagens da utilização do conversor de frequência, elas são: flexibilidade e automatização dos processos industriais, erradicação de componentes de partida complicada e pesada, simplicidade de instalação, diminuição do nível de ruído, ótima regulação de vazão e pressão, redução do consumo de energia assim como da demanda da mesma, diminuição das chances de ocorrer trancos na hora da partida do motor e aumento da durabilidade dos equipamentos.
Ao estar em busca de um conversor que entregue um ótimo custo-benefício e que proporcione a solução que você está precisando, não hesite em apostar na melhor alternativa do mercado. Optar por um conversor de excelente procedência diminui a probabilidade de precisar do auxílio de manutenção pouco tempo após a sua instalação. Além disso, quanto melhor o conversor, maior é a economia energética oferecida por ele.
Filial São Paulo
Edifício Nova América Park
Avenida das Nações
Unidas, 18.801
Conjunto 1112 - 11º Andar
Vila Almeida – São Paulo, SP
CEP 04795-100
(11) 5514.7680
Matriz Campinas
Rua Salto, 99
Jd. do Trevo - Campinas, SP
CEP 13030-145
(19) 3045.4900
Filial Joinville
Rua Almirante Jaceguay, 3659
Costa e Silva – Joinville, SC
CEP 89220-055
(47) 3425.0042